Casa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti

Casa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Fotografia de ExteriorCasa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Fotografia de InterioresCasa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Fotografia de InterioresCasa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Fotografia de InterioresCasa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Mais Imagens+ 32

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  155
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tomáš Souček
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bdoors, Cembrit, FAKRO, Grohe, Josko, Romotop, VitrA
  • Arquiteto Principal: Lenka Míková
  • Colaboradores : Matyáš Cigler, Zuzana Krejčířová
  • Cidade: Polanka
Mais informaçõesMenos informações
Casa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Fotografia de Interiores
© Tomáš Souček

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa que observa, e talvez mistifica. No entanto, cumpre o desejo do seu proprietário de obter um espaço funcional e inspirador, apesar de um orçamento limitado. Além disso, o objetivo dos arquitetos era criar uma casa com complexidade interna e simplicidade externa, contemporânea, mas refletindo seu contexto vernacular.

Casa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Fotografia de Exterior
© Tomáš Souček

O projeto começou com a reconstrução de uma antiga casa com celeiro, mas em um estado técnico que exigia a sua demolição. Mantivemos a nova casa quase no mesmo local, implantada em um declive sob uma estrada de acesso e orientada ao sul. Nosso objetivo principal era refletir o cenário vernacular local, o que significava, na verdade, uma proporção e um volume maiores, embora o orçamento limitado exigisse menos.

Casa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Imagem 37 de 37
Axonométrica em Camada

O projeto resolve esse impasse inserindo espaços vazios dentro do volume definido. O interior isolado estende-se a um terraço coberto, uma parte importante do encargo, sob um único teto. O terraço se abre para a estrutura do telhado e através de uma grande abertura redonda na empena confere à casa uma face abstrata, com generosidade e intimidade.

Casa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Fotografia de Interiores
© Tomáš Souček
Casa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Fotografia de Interiores
© Tomáš Souček

O terraço segue contíguo com casa proporcionando sombreamento e uma extensão visual do interior graças a uma longa parede envidraçada. O interior permanece restrito em tamanho e padrões, mas espacialmente rico graças à vistas, reflexos e aberturas.

Casa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Imagem 28 de 37
Planta - Térreo
Casa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Imagem 29 de 37
Planta - Primeiro Pavimento

As soluções de layout e materiais trabalham com um conceito de camadas, cada área com materialidade distinta, com uma sala inserida no térreo aberto com lareira e piso de madeira, como a zona mais íntima. O corredor ao longo da parede envidraçada abre-se para a borda do sótão e traz luz indireta e contato visual entre os dois pavimentos. Apesar da casa parecer grande ela se mantém relativamente pequena e compacta por dentro – o que agrada aos proprietários, uma família com dois filhos pequenos que deseja passar o tempo juntos e perto da natureza em sua segunda casa.

Casa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti - Fotografia de Exterior
© Tomáš Souček

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa com uma Abertura Circular / Lenka Míková architekti" [House With a Hole / Lenka Míková architekti] 23 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984045/casa-com-uma-abertura-circular-lenka-mikova-architekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.